Assistir filme ao invés de ir para a sala de aula. É isso mesmo.Os alunos dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) da faculdade Estácio de Sá, durante três dias – oito, nove e dez de junho – terão à frente não o quadro, mas sim a tela de vídeo. É porque vai acontecer a quarta edição da Mostra de Cinema Comentado da Estácio.
Um dos organizadores, o professor Marcelo Lacarreta, disse que espera um apoio maior dos alunos. Ele explica que nessa mostra o filme é o principal, ao contrário dos eventos anteriores. Antes o filme era uma ilustração para o debate entre o palestrante e os alunos, e essa discussão muitas vezes ia além do que era tratado no filme.
Marcelo Lacarreta afirma que nessa mostra os filmes são “o prato principal”. O professor diz que os realizadores da quarta Mostra de Cinema Comentado da Estácio, perceberam que nas outras edições tinha uma “questão mais intelectual”. Agora os palestrantes vão falar somente do filme.
De acordo com Marcelo Lacarreta, os organizadores estão buscando atrair público, atender todos os gostos. O professor disse que a programação está bem variada, de “medalhões” como “Quantum of Solace(007), até filmes mais desconhecidos como o brasileiro “São Bernardo” do ano de 1972, dirigido por Leon Hirszman.
A Mostra de Cinema Comentado da Estácio, acontecerá em dois turnos, de manhã, a partir das oito horas, e à noite, a partir das 19h e 30min. Marcelo Lacarreta lembra que em todas as mostras os alunos questionam a programação. Para alguns estudantes os filmes exibidos de manhã são melhores que os apresentados à noite, e vice-versa. O professor explica que diferentes opiniões é algo próprio do cinema, se trata de identificação. “Tem gente que vai amar, outros vão odiar, e é assim”, afirma.
Esse ano, a mostra não tem um tema definido. Os filmes foram escolhidos por cada um dos seis comentaristas. Segundo Marcelo Lacarreta, os organizadores pensaram em fazer um programação que possibilitasse ao aluno uma experiência com o cinema, mas ressalta que a possibilidade de errar é maior.
Marcelo além de ser um dos organizadores, também vai estar como palestrante na mostra. No último, quarta-feira(10), na seção matutina, vai falar aos alunos sobre o filme “Cinema Paradso”, lançado em 1988 com direção de Giuseppe Tornatore. Marcelo Lacarreta diz se sentir honrado em comentar “Cinema Pardso”, porque segundo ele, esse filme está entre os maiores exemplos de cinema.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário